ESCOLA SECUNDÁRIA DA SOALPO SABOTA ACTIVIDADES DA PLASOC






Tudo começou quando no dia 02 de Setembro do corrente ano, a PLASOC endereçou uma carta a direcção da Escola Secundária da Soalpo pedindo a realização de um encontro de Monitoria da Recolha de Resíduos Sólidos que tem vindo a decorrer pelos bairros de Chimoio. O pedido não tinha sido deferido até ao dia 11, três dias antes do evento.
Quando a direcção da PLASOC se desloca a Escola em processo de insistência, a escola diz que não poderia autorizar o uso da sala para tratar de assuntos públicos sem o conhecimento do posto. Mas a carta da PLASOC enviada à Escola já dizia que o encontro era feito em ligação com o Governo Local e com as estruturas do bairro. Na Quinta-Feira dia 12 a PLASOC foi obrigada a ir ao posto de modo a obter um visto para mostrar a escola que esta era uma actividade do conhecimento do posto.
Ironicamente, no mesmo dia 12 em que a PLASOC fazia essas ginásticas para o posto e para a escola, apareceu uma outra organização que faz a promoção do leite e estes tiveram um despacho de imediato e concedidos uma sala de minutos depois. Esta atitude da escola suscitou nos membros da PLASOC.

Após a assinatura do posto a Escola não teve escolha e acabou disponibilizando uma sala no bloco 3. No dia 14 a reunião com a comunidade começou a decorrer a partir das 09:00H conforme o previsto. Pela surpresa da PLASOC e dos Munícipes residentes na Soalpo a equipe que vinha promover o consumo de leite acabou sendo enviada ao bloco 3, supostamente porque o local onde haveria de ocorrer a promoção estava a acontecer um encontro da escola. A equipe que promovia o leite trazia consigo aparelhagem de som que dificultava qualquer comunicação no encontro com a comunidade. Facto que escandalizou ao público presente. Tentativas de diálogo e negociação com o grupo promotor de leite resultaram em fracasso ao que a PLASOC não teve outra alternativa a não ser cancelar o encontro e adiá-lo para outro dia. 

Essa atitude preocupa não só a PLASOC, mas a todos aqueles que desejam incentivar a participação do cidadão em assuntos públicos. Ademais, a Escola deveria ser um espaço que incentiva a cidadania activa, a escola deveria até promover encontros de carácter público. O comportamento tomado pela Direcção não dignifica a Escola Secundária da Soalpo. Este comportamento explica a razão de muitas das nossas escolas serem antros de perdição e deformação ao invés de espaços de formação de homens para o futuro.



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