ESCOLA SECUNDÁRIA DA SOALPO SABOTA ACTIVIDADES DA PLASOC
Tudo começou quando no dia 02 de Setembro do corrente ano, a PLASOC endereçou
uma carta a direcção da Escola Secundária da Soalpo pedindo a realização de um
encontro de Monitoria da Recolha de Resíduos Sólidos que tem vindo a decorrer
pelos bairros de Chimoio. O pedido não tinha sido deferido até ao dia 11, três dias
antes do evento.
Quando a direcção da PLASOC se desloca a Escola em processo de insistência,
a escola diz que não poderia autorizar o uso da sala para tratar de assuntos públicos
sem o conhecimento do posto. Mas a carta da PLASOC enviada à Escola já dizia
que o encontro era feito em ligação com o Governo Local e com as estruturas do
bairro. Na Quinta-Feira dia 12 a PLASOC foi obrigada a ir ao posto de modo a
obter um visto para mostrar a escola que esta era uma actividade do
conhecimento do posto.
Ironicamente, no mesmo dia 12 em que a PLASOC fazia essas ginásticas para o
posto e para a escola, apareceu uma outra organização que faz a promoção do
leite e estes tiveram um despacho de imediato e concedidos uma sala de minutos
depois. Esta atitude da escola suscitou nos membros da PLASOC.
Após a assinatura do posto a Escola não teve escolha e acabou disponibilizando
uma sala no bloco 3. No dia 14 a reunião com a comunidade começou a decorrer a
partir das 09:00H conforme o previsto. Pela surpresa da PLASOC e dos Munícipes
residentes na Soalpo a equipe que vinha promover o consumo de leite acabou
sendo enviada ao bloco 3, supostamente porque o local onde haveria de ocorrer a
promoção estava a acontecer um encontro da escola. A equipe que promovia o
leite trazia consigo aparelhagem de som que dificultava qualquer comunicação no
encontro com a comunidade. Facto que escandalizou ao público presente.
Tentativas de diálogo e negociação com o grupo promotor de leite resultaram em
fracasso ao que a PLASOC não teve outra alternativa a não ser cancelar o
encontro e adiá-lo para outro dia.
Essa atitude preocupa não só a PLASOC, mas a todos aqueles que desejam
incentivar a participação do cidadão em assuntos públicos. Ademais, a Escola
deveria ser um espaço que incentiva a cidadania activa, a escola deveria até
promover encontros de carácter público. O comportamento tomado pela Direcção não
dignifica a Escola Secundária da Soalpo. Este comportamento explica a razão de
muitas das nossas escolas serem antros de perdição e deformação ao invés de espaços
de formação de homens para o futuro.
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