VI SESSAO ORDINARIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE CHIMOIO

Terminou hoje a VI Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Chimoio, que teve o seu início no dia 27 do corrente mês. Para além da participação dos Membros da Assembleia Municipal pelas bancadas da Frelimo e do MDM e o Conselho Municipal (Presidente, vereadores e chefes dos Postos Administrativos), também participaram os Secretários dos Bairros, diferentes representantes das igrejas e membros da Plataforma da Sociedade Civil de Chimoio “PLASOC”.
A PLASOC desta vez apresentou diferentes preocupações que os munícipes pretendem ver minimizados ou resolvidos, dentre a falta de prontidão do CMC em reparar sistemas de esgotos, contentores de resíduos sólidos colocados nos lugares impróprios, melhorar a qualidade das estradas, medidas para diminuir o calor na cidade de Chimoio, problemas de transportes semicolectivos “vulgo Chapa cem”, com destaque o encurtamento de rotas, criminalidade e falta de iluminação pública.
Na última hora aprovou se a nova tarifa dos transportes semicolectivos pela Assembleia Municipal de Chimoio para 7.00.mt, contra os 5.00.mt anteriormente aplicados, para movimentos dentro da cidade. Mas parece que a sua aplicação não será automática, primeiro poderá se desenvolver acções de sensibilização aos munícipes através da difusão da informação ao nível dos órgãos de comunicação social local e colagem da informação nos mesmos transportes. Se calhar a nova tarifa entrará em vigor daqui a alguns dias ou semanas.
A cidadania supõe a participação activa dos munícipes e das Organizações da Sociedade Civil nos fóruns de tomada de decisões, e dar a sua opinião sempre que necessário nos debates de reflexão sobre a vida política e económica do País. Participar e contribuir com ideias construtivas e na gestão de recursos públicos para o desenvolvimento das comunidades, através do provimento dos serviços básicos pelos governos locais.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

ESCOLA SECUNDÁRIA DA SOALPO SABOTA ACTIVIDADES DA PLASOC