PLASOC REALIZA VISITA DE CORTESIA AO DIRECTOR DO FIPAG-MANICA

PLASOC REALIZA VISITA DE CORTESIA AO DIRECTOR DO FIPAG-MANICA




A Plataforma da Sociedade Civil da Província de Manica (PLASOC), no âmbito do seu plano de actividades de advocacia e monitoria  dos serviços públicos essenciais, realizou uma visita de cortesia ao Director da Área Operacional do Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água da Província de Manica–(FIPAG).

A visita tinha como objectivos inteirar-se do funcionamento e desafios do FIPAG-Manica, colher informações sobre a turvação da água fornecida aos consumidores, a destruição da tubagem, tanto pela erosão ou pela manutenção das estradas e criação de parceria de trabalho.

Entretanto, o Diretor do FIPAG, esclareceu que a turvação da água desde princípios do ano é devido a queda intensa da chuva, que se registou em finais do ano passado (2020) e início deste ano (2021).

A falta de decantadores para a filtração da água não previstos no desenho do projecto, está aliado ao problema, dai que garantiu que a água que jorra nas torneiras nas últimas semanas, não põe em risco a saúde pública, pese embora, reconhece que ainda não está no nível desejado, e de forma gradual voltar-se-á a normalidade, na medida em que vai diminuindo a queda das chuvas.

O Director do FIPAG-Manica disse estar em busca de parceiros para apoiar na construção de decantadores para filtração da água, de modo a responder a qualquer intempérie, sem afectar o abastecimento padrão.

Em relação a destruição da tubagem nas vias de acesso como consequência da manutenção das estradas, principalmente no interior dos bairros, o Director deu a conhecer que já existe uma parceria de trabalho com o Conselho Autárquico de Chimoio, no que se refere ao processo de reabilitação das vias, através da partilha dos mapas da tubagem.

 Por fim, acrescentou que a Autarquia de Chimoio, está a optar pelo enchimento dos solos nas vias, como forma de minimizar a situação.


 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

ESCOLA SECUNDÁRIA DA SOALPO SABOTA ACTIVIDADES DA PLASOC